Comunicação - CORONAVÍRUS
Assunto: Procedimentos de prevenção, controlo e vigilância do CORONAVÍRUS
Como entidade de utilidade pública e de responsabilidade social, o Clube desportivo Sport Algés e Dafundo acompanha todos os acontecimentos relacionados com a propagação do COVID-19 e, nesse sentido, no âmbito da infeção pelo novo Coronavírus, vê-se na eminência de apresentar medidas de precaução e prevenção a toda a comunidade desportiva (funcionários, sócios e visitantes) mantendo a sua linha de atuação preventiva e orientada pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
O Clube para além de apresentar, nas diferentes áreas desportivas e respetivas Secções – Basquetebol; Ginástica; Judo; Natação; Pólo-Aquático; Vela - cartazes informativos
alerta todos os trabalhadores para a adoção de medidas reforçadas pela Direção Geral de Saúde:
Lavar frequentemente as mãos, com água e sabão, esfregando-as bem durante pelo menos 20 segundos;
Reforçar a lavagem das mãos após se assoar, antes e após a preparação de alimentos, após o uso da casa de banho e sempre que as mãos lhe pareçam sujas;
Usar, como alternativa, para higiene das mãos, uma solução à base de álcool;
Usar lenços de papel (de utilização única) para se assoar;
Deitar os lenços usados num caixote do lixo e lavar de seguida as mãos;
Tossir ou espirrar para o braço com o cotovelo fletido, e não para as mãos;
Evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca com as mãos sujas ou contaminadas com secreções respiratórias;
Evitar contacto próximo com pessoas com sinais e sintomas de infeções respiratórias agudas;
Os manipuladores de alimentos devem cumprir as recomendações sobre a higiene das mãos e não devem trabalhar se estiverem doentes;
Limpar regularmente as superfícies com detergentes e desinfetantes apropriados.
Informação nº 006/2020 de 28/02/2020 - COVID-19: Recomendações para eventos públicos e eventos de massas)
Procedimentos de conduta social (ex. alterar a frequência e/ou a forma de contacto entre os trabalhadores e entre estes e os clientes - evitar o aperto de mão, as reuniões presenciais, os postos de trabalho partilhados).
Orientação nº 006/2020 de 26/02/2020 - Infeção por SARS-CoV-2 (COVID-19). Procedimentos de prevenção, controlo e vigilância em empresas)
Higienização e desinfeção de espaços e materiais:
A limpeza de espaços é um processo que deve ser bem realizado na eliminação de microrganismos e com os produtos adequados para o efeito porque, caso contrário, todos os resíduos poderão não ter sido eliminados das superfícies, objetos e utensílios. Assim, se a limpeza for rigorosa obtêm-se a diminuição parcial da contaminação eliminando parte das bactérias e, por esta razão é necessário proceder-se a uma desinfecção de toda a área após a limpeza. Com esta operação pretende-se destruir os microrganismos patogénicos que contaminam o ambiente, superfície e mãos. Em casos extremos de contaminação, a higienização e a desinfeção são duas operações que se complementam na medida em que a limpeza optimiza a desinfeção. (http://www.esac.pt/noronha/manuais/manual_3_higieniza%C3%A7%C3%A3o.pdf)
Medidas do Clube implementadas:
Após a limpeza diária geral dos espaços fazer a sua desinfeção com produtos próprios para o efeito;
Todas as secções deverão limpar e desinfetar os materiais e objetos utilizados durante as atividades.
Limpar e desinfetar, 3 vezes ao dia, os sítios/materiais que recebe um maior contato humano, como por exemplo, puxador de porta principal e suas portas de vidro; torniquetes, balcão de entrada, teclados de computador, etc.
Reforçar a limpeza das casas de banho com desinfetantes;
Reforçar a limpeza do chão com desinfetantes;
Reforçar a limpeza e desinfeção dos balneários;
Utilizar luvas de látex e mudar sempre que se procede a um novo espaço/materiais;
Proceder à instalação de doseadores de gel desinfectante em sítios estratégicos como a entrada principal do Clube, ao pé da receção e do bar, na entrada para as casas de banho e balneários e das secções.
O Clube recomenda a todos os Sócios:
Não entrar no Clube se é proveniente de um dos países infetados ou tenha estado diretamente em contato com alguém infetado nos últimos 14 dias;
Continuar a informar o Clube de possíveis viagens realizadas e caso aconteça, todos os atletas são aconselhados a ficar em isolamento social, pelo período de 14 dias.
Na eventualidade de algum atleta e/ou adulto da família, manifestar os sintomas definidos para este tipo de vírus e, cumulativamente, tiver um resultado positivo, deverá, de imediato, informar o Sport Algés e Dafundo. Proceder de igual forma se, nas vossas relações pessoais/profissionais, com contactos presenciais, também existirem casos positivos.
Limitar a um acompanhante por atleta;
Permanecer no clube apenas durante o tempo necessário da atividade;
Reforçar a limpeza das mãos depois do contato manual com a porta de entrada e respetivos torniquetes.
Falar com outra pessoa a mais de um metro de distância, se possível.
Evitar os espaços comuns fechados (exp: receção, bar, corredores, balneários, bancadas…);
Ligar para o SNS 24 (808 24 24 24) em caso de contágio e evitar deslocações aos serviços de saúde.
NOTA: O Clube informa que, caso seja necessário e de acordo com o seu plano de contingência, elevar o seu nível de alerta, para o patamar seguinte, reduzindo as atividades - para minimizar o tempo de contacto entre crianças e adultos - pelo que as famílias devem também estar preparadas para essa medida.
Como o último recurso, reservamo-nos o direito de encerrar o clube.
Algés, 9 de março de 2020
A Direção